Definição

A hipnose é um estado de consciência induzido através da distracção da mente consciente, a qual se encontra absorvida por um estímulo qualquer (uma música, palavras do terapeuta, movimentos oculares, etc.). Enquanto se direcciona a atenção da pessoa para esse estímulo, a mente inconsciente permite ser trabalhada e guiada através de sugestões, metáforas, imagens, sentimentos.

Estados leves de transe são experimentados por todas as pessoas, uma ou mais vezes, durante o dia. Por exemplo, a simples visualização de um filme, a absorção da pessoa no enredo, esquecendo o carácter ficcional da situação e emocionando-se, até, com a história é uma das muitas situações de transe na nossa vida quotidiana.

A hipnose realizada por um hipnotizador ou por um hipnoterapeuta (designações diferentes para uma pessoa ligada ao espectáculo e à saúde, respectivamente) baseia-se neste fenómeno natural, para criar, artificialmente, um transe, em que a pessoa parece experienciar um distanciamento dos estímulos conscientes e uma distorção do tempo (sensação subjectiva do tempo de quem esteve sob hipnose que é desfasada da objectividade cronológica), de modo geral.