EMDR

Eye Movement Desensitization and Reprocessing ou, em português, Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular, é uma técnica terapêutica que através de movimentos oculares, tácteis ou auditivos promove a estimulação bilateral do cérebro, que, consequentemente, vai permitir a criação de novos significados, mais positivos e mais aceitáveis, de determinada experiência traumática.

Inicialmente desenvolvida para actuar em casos de Stress Pós-Traumático, é, neste momento, também aplicável a outras patologias como fobias, ataques de pânico, etc.

De modo geral, após uma primeira sessão de EMDR as experiências vividas como traumáticas são suavizadas, sendo mais aceitáveis e suportáveis para o paciente (o que não quer dizer que o tratamento se efectue numa só sessão!). De uma forma metaforizada, pode-se explicar este efeito como se diluíssemos a situação traumática em sentimentos e significados mais positivos, conseguindo voltar a pensar nela sem o sentimento perturbador. Os efeitos ultrapassam o âmbito da consulta havendo uma manutenção dos novos pensamentos, sentimentos e significados relacionados com as memórias traumáticas.

Esta técnica é provada ser eficaz pela APA (Associação Americana de Psiquiatria) e comprovada por diversos estudos.